Na tarde desta sexta-feira (29), na Colônia de Pescadores Z-37, aconteceu o encerramento da 9ª Conferência Municipal de Saúde. O evento reuniu entidades civis convidadas, trabalhadores da saúde e representantes do legislativo e executivo municipais.
Durante dois dias, os participantes debateram o tema central da Conferência Nacional (Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia) e fizeram uma leitura da saúde no Brasil, no Estado do Pará e no município de Curralinho durante a pandemia de COVID-19.
Foram eleitas pela sociedade as entidades que vão compor o Conselho Municipal de Saúde: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Curralinho, Associação de Deficientes, Associação Ipanema, Sindpesca, Igreja Católica e Associação de Remanescente Quilombola do Rio Mutuacá e Afluentes.
Desde 2017 o Conselho está de forma irregular no município. As organizações têm 15 dias para apresentar os representantes. Depois, o prefeito municipal faz um decreto empossando os conselheiros. Tudo para garantir transparência, responsabilidade social e legitimidade na aplicação dos recursos na área da saúde, que é marca do Governo de Reconstrução.