Prefeitura faz pacto Pela Educação e Capacita conselhos Escolares

Daniel do Instituto Synergos

Na segunda-feira, 28/09, o prefeito Léo Arruda através da secretaria de educação dá um grande passo para o avanço da educação em Curralinho, representantes dos diferentes setores de  estiveram reunidos para a instalação do Comitê Municipal do Pacto pela Educação do Pará, com o objetivo de fortalecer e articular compromissos em torno da melhoria da educação pública da cidade.

Formação do Comitê do Pacto pela educação

O Grupo Gestor do Comitê Municipal foi constituído por representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), e do Instituto Peabiru, parceiro do Pacto em Curralinho.
Também participaram do Comitê representantes de Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer, além do Conselho Municipal de Educação, de Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar, entre outros.
Os Comitês Municipais têm o papel de articular as ações do Pacto com o Plano Municipal de Educação e com programas de outros setores, como Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer entre outros.

Mesas das autoridades

Também são papéis do Comitê Municipal do Pacto monitorar a execução do Plano Municipal de Educação e acompanhar seus resultados. Seus membros têm ainda a missão de incentivar e apoiar a atuação dos Conselhos Escolares para exercerem a função de Equipes Gestoras do Pacto na Escola.

Na Terça Feira 29, às 08:00h, representantes de diferentes setores de Curralinho (PA) estarão reunidos no Clube Maruaru, na orla da praia da cidade, para a instalação do Comitê Municipal do Pacto pela Educação do Pará, com o objetivo de fortalecer compromissos e articular em torno da melhoria da educação pública da cidade.

Auditório Clube Maruaru

O Grupo Gestor do Comitê Municipal será constituído por representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e do Instituto Peabiru, parceiro do Pacto em Curralinho.
Curralinho – Com uma população estimada em cerca de 32 mil habitantes, o município possui 47 escolas públicas. Destas, 40 estão localizadas em zona rural ou ribeirinha. Apesar de ter havido uma melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município, que passou de 1,9 em 2005, quando a avaliação nacional foi criada, para 2,6 em 2013, a meta para aquele ano, de 3,6, não chegou a ser alcançada.Logo Pacto 2015

Para se ter uma ideia dos desafios da educação em Curralinho, somente 2% dos alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental tiveram aprendizado adequado em Matemática, de acordo com indicadores do IDEB de 2013. Em Língua Portuguesa não foi diferente: 8% é a proporção de alunos com aprendizagem adequada. Por isso que o Pacto vem unir forças com empresários, instituições, entidades religiosas e a família, para juntos construirmos uma melhor educação para os Curralinhenses.

Fotos: Aron Dantas