Turismo Religioso

 

FESTIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

A festividade de São João Batista é uma tradição do povo de Curralinho. São João é o seu padroeiro e a festa é a maior e mais animada em todo o município. Sob o comando da Igreja Católica, Diocese de Ponta de Pedras, Paróquia de São João Batista, ela sempre aconteceu e acontece no período de 14 a 24 de junho. Durante este período há uma programação religiosa-cultural intensa. Os dez dias de festa são distribuídos entre noitários (comerciantes, escolas, secretarias, sindicatos, prefeitura, câmara municipal e Comunidades Eclesiais de Base) que são responsáveis pela programação e realização da festa no salão paroquial.
Essa festa, em tempos mais remotos, era dançante e se caracterizava pelo jogo de bingo, vendas de bebidas (cerveja e refrigerante), leilão, comidas típicas e também apresentação de quadrilhas e bois. Atualmente ela perdeu o caráter dançante e não vendem-se mais bebidas alcoólicas, permanecendo o bingo, os leilões, as vendas de comida típica e as apresentações culturais envolvendo quadrilhas e bois.
Ao redor da igreja são instaladas muitas barracas onde são vendidos vários tipos de p

Benedito Pacheco

Produtos típicos da época, também são instalados parques de diversão para a criançada. O auge da festividade ocorre no dia 24 de junho quando é realizada uma grande festa envolvendo toda a comunidade.
Na parte religiosa, durante a noite, têm as novenas e depois missa e no dia 24 a grande procissão, em que o povo conduz a imagem de São João pelas ruas da cidade, cantando e rezando em sua homenagem. Durante a procissão muitas pessoas aproveitam para pagarem suas promessas. É uma festa muito

Benedito Pacheco

bonita onde o sincretismo religioso é evidente o divino e o profano convivem lado-a-lado congregando gente de muitos lugares. É a maior festa do povo curralinhense.

Texto Benedito Pacheco

Igreja Matriz de Curralinho

 

 


Acessibilidade
Acessibilidade